(organizadora)
Por Henrique Bezerra de Souza
GARCIA, Regina Leite (Org.) (2003) Método métodos contra-método. São Paulo: Cortez.
“Para nós é difícil entender como a transformação de uma concepção
astronômica pode comover tão profundamente uma sociedade.” (p. 25).
“É por isso que a emoção básica sobre o qual se construiu o pensamento
cartesiano é o temor do caos, o desejo de extirpar o erro, a procura da certeza,
a necessidade de garantias.” (p. 26).
“A consciência e o temor a equivocar-se impulsionam Descartes a empreender
a viagem da dúvida metódica que o leva ao ‘ego cogito’, à afirmação do seu ser
Sujeito.” (p. 26).
“Propõe-se então construir um novo edifício desde os alicerces, sem confiar em
nada que não seja o seu ‘bom senso’, ou a razão, já que supõe que dessa
maneira a sua construção não terá o mesmo destino calamitoso que a
grandiosa obra de São Tomás.” (p. 27).
“A herança cultural não é optativa, não se pode...
astronômica pode comover tão profundamente uma sociedade.” (p. 25).
“É por isso que a emoção básica sobre o qual se construiu o pensamento
cartesiano é o temor do caos, o desejo de extirpar o erro, a procura da certeza,
a necessidade de garantias.” (p. 26).
“A consciência e o temor a equivocar-se impulsionam Descartes a empreender
a viagem da dúvida metódica que o leva ao ‘ego cogito’, à afirmação do seu ser
Sujeito.” (p. 26).
“Propõe-se então construir um novo edifício desde os alicerces, sem confiar em
nada que não seja o seu ‘bom senso’, ou a razão, já que supõe que dessa
maneira a sua construção não terá o mesmo destino calamitoso que a
grandiosa obra de São Tomás.” (p. 27).
“A herança cultural não é optativa, não se pode...
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