quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Google cria ferramenta de acesso a museus




Para quem gosta de arte, o Google lançou, no início do mês, a ferramenta Art Project (www.googleartproject.com), que permite que o internauta faça passeios virtuais pelos principais museus do mundo. Graças ao mesmo mecanismo usado no Street View -recurso de busca que disponibiliza imagens panorâmicas de ruas de países como Estados Unidos, Japão e Brasil-, é possível visitar as galerias como se estivesse dentro delas, movimentando-se em todas as direções, com visão de 360 graus. 

Por meio do recurso, cerca de 17 mil obras, de mais de 480 artistas, podem ser vistas no computador. Elas pertencem a museus como o Metropolitan Museum of Art, de Nova York (EUA); o museu Van Gogh, de Amsterdã (Holanda); o Palácio de Versalhes, de Versalhes (França); e a National Gallery, de Londres (Inglaterra). Até o momento, são 17 museus de 11 cidades, em nove países. Segundo o Google, mais galerias serão incluídas. A ferramenta surgiu como parte da campanha Projetos 20%, que incentiva o funcionário do Google a dedicar um quinto de sua jornada a pensar em iniciativas que possam se tornar produtos.

A equipe responsável passou 18 meses fotografando e catalogando os espaços dos museus e as coleções. Cada imagem tem 7 bilhões de pixels (uma câmera digital comum tem, em média, 10 mil pixels). Isso faz com o internauta consiga ampliar os detalhes das obras. Em alguns quadros, como O Quarto, de Van Gogh, é possível perceber as pinceladas do artista e, até mesmo, pequenas fissuras na tela.

No link Create an Artwork Collection, o internauta pode incluir as obras de que mais gosta em sua própria coleção de arte, além de comentá-las e compartilhá-las nas redes sociais. (da Folhapress)


Saiba mais sobre o recurso em: www.googleartproject.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)