sábado, 5 de março de 2011

As Ciências sociais e o Carnaval no Brasil

Pensando no carnaval eu dei uma vasculhada nos arquivos e estou colocando a disposição de vocês um texto clássico que trata do tema:



DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. (para fazer download clique AQUI ou na imagem. 






E aqui dois brindes. Dê o Play e se divirta  ;)




Brinde nº1

Marchinhas de Carnaval para as Ciências Sociais






Brinde nº2



Eu não concordo plenamente com a jornalista Rachel Sheherazade.
Acho que ela está sendo radical, porque "nem só de pão vive o homem", e as pessoas têm sede não só de comida.


E você qual é a sua opinião sobre o carnaval?


2 comentários:

  1. Interessante e bem humorado.
    Eu só acho que a jornalista pegou pesado. O carnaval é mais do que isso, tem que existir o lúdico na vida das pessoas.
    Mas pra ela aposto que podia acabar o carnaval, a final ela pode ir para a casa de praia dela, ou ficar em casa assistindo filmes na Tv a cabo, ou no Blueray...

    ResponderExcluir
  2. Acho que esta análise agressiva sobre este fenômeno social que é o carnaval foi desinteressante para o discurso da jornalista. Ela expõe fatos importantes sobre o evento, no entanto sustenta uma visão particular e fechada sobre o tema. Para explorar esta questão com mais exatidão, acredito que seja necessário observar as questões políticas, tais como, plano orçamentário, incentivos culturais e até mesmo os lucros turísticos obtidos nesta ocasião. Não se trata de está desviando verba da segurança pública ou da educação para investir na festa, mas de uma sensate e ética distribuição dos recursos orçamentários do Estado.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua observação ;)