terça-feira, 19 de junho de 2012

Chamada de artigos Mediações - Revista de Ciências Sociais-UEL


Chamada de artigos
Mediações - Revista de Ciências Sociais

 A Comissão Editorial de Mediações - Revista de Ciências Sociais, do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina, receberá artigos para o Volume 17, Número 2, de 2012. Este número trará o dossiê temático:
O final da vida no século XXI
O século XXI contempla um panorama inusitado de idades, em amplitude e em largueza: a coexistência de numerosos grupos etários (com a simultaneidade de quatro a cinco gerações) e a extensão crescente dos anos de vida para além dos cem. Torna-se importante uma percepção nítida desse quadro da vida social atual e a avaliação/análise dos recursos instituídos pela sociedade para lidar com o mesmo.
A proposta deste dossiê é reunir artigos que analisem e divulguem informações acerca das condições sociais presentes no século XXI que contextualizam a vida de idosos/as, principalmente sobre assuntos como: Longevidade e condições existenciais, a precária proteção social (em termos de saúde, previdência social, iniquidade geracional), a resposta política dos idosos/as em movimentos sociais, a nova sociabilidade extrafamiliar em grupos de “terceira idade”, a permanência ou reingresso dos idosos/as no mercado de trabalho e o diferencial real e teórico na consideração da violência contra os idosos. Além disso, serão bem-vindas contribuições sobre respostas pessoais e coletivas desses homens e mulheres idosos às circunstâncias que se apresentam à realidade da sua vida; sobre a morte como horizonte e ao mesmo tempo o distanciamento dela na sociedade contemporânea, sem esquecer que os jovens também “chegam ao fim” cada vez mais em consequência de violência.
Organizadora: Alda Britto da Motta
Prazo para envio de artigos para o dossiê  15 de agosto de 2012
Além do dossiê, Mediações publica trabalhos sobre temas diversos das Ciências Sociais na Seção Artigos, como também Resenhas de livros relevantes publicados no último triênio.

Visite também os blogs  Mangue Sociológico  e Café Sociológico  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)