terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A Economia Política da Extração de Minérios em Carajás.


                        A Economia Política da Extração de Minérios em Carajás.
                                                                                                    Ubiracy de Souza Braga*


______________________
Sociólogo (UFF), cientista político (UFRJ), doutor em ciências junto à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor Associado da Coordenação do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (UECE).






Depois de 30 anos tirando minério, em Marabá não tem uma fábrica de faca para o sujeito se matar”. (comerciante Eliomar Freitas)
                                 Mina na Serra Norte de Carajás. Foto: Jeremy Bigwood.

            Escólio: Não há dúvida alguma que a economia política espelhou as tendências das principais transformações sociais e econômicas que emergiam, sobretudo na Inglaterra e França, a partir dos meados do século XVIII. Sendo assim, ideias que surgiram em meio às mudanças do capitalismo passaram a ser consideradas como detentoras do “segredo científico da escravidão”, perdendo o status de representação das transformações do capitalismo europeu dos fins do século XVIII e princípios do XIX. Importa é que essas ideias foram transformadas em paradigmas pela historiografia da escravidão, a despeito de terem nascido dentro de uma ideologia que foi edificada há mais de dois séculos e que dava conta de um determinado “mundo do trabalho”. Neste caso, portanto, a ideologia transformou-se numa memória da qual o conhecimento histórico continua retirando instrumentos para o exame da escravidão (cf. Fanon, 1954; 1961; 1963; 1967; 1983; Genovese, 1976; Temperley, 1977; Williams, 1978; Rocha, 1989; Lopes, 1983; 1984; Vieira, 1985; Almeida Jr., 1986; Martins, 1993; 1997).
Trabalho escravo contemporâneo é o “trabalho forçado” (cf. OIT, “forced labour”, 2001) que “envolve restrições à liberdade do trabalhador” (“Involves restrictions on freedom of the worker”). O trabalhador é obrigado a prestar um serviço, “sem receber um pagamento ou recebem um valor insuficiente para suas necessidades e as relações de trabalho costumam ser ilegais”. Diante destas condições, as pessoas não conseguem se desvincular do trabalho. A maioria é forçada a trabalhar para quitar dívidas, muitas vezes contraída por um ancestral. Estima-se que existam no mundo entre 12 a 27 milhões de pessoas escravizadas nos diversos ramos da indústria, serviços e agricultura, ou seja, 10% da  população brasileira estimada em torno de 193.946.886 habitantes em 2012. Em geral, os escravos provêm de regiões muito empobrecidas, com pouco acesso à educação e saúde e ao crédito formal. São locais onde as leis de proteção são fracas,...
......ou sua aplicação é restrita, de forma que a ação dos aliciadores é facilitada. São jovens, a maioria do sexo feminino. Muitos são forçados a se deslocar de sua região de origem em busca de oportunidades e são aliciados para este tipo de trabalho.
 A região do mundo onde estas relações de escravidão estão mais presentes é o sul da Ásia, sobretudo a Índia. Apesar das leis, muitos indianos são forçados a trabalhar em regime escravo para pagar dívidas adquiridas por seus antepassados. A escravidão ocorre em Estados fracos ou corruptos. Regimes autoritários podem favorecer ou mesmo estimular a escravidão. Um exemplo é a segunda guerra civil sudanesa, quando as milícias receberam apoio do governo para escravizar a população. Outro exemplo é Mianmar, onde os camponeses são obrigados pelo governo a trabalhar em regime de corveia. Existem mais de 300 tratados internacionais pelo fim do trabalho escravo e comércio/tráfico de pessoas e mais de doze convenções mundiais de combate à escravidão contemporânea. Entretanto, o problema persiste diante da condição de miséria em que vive grande parte da população mundial. O dia 23 de agosto foi instituído pela UNESCO como o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição.
Vale lembrar que a expressão escravidão moderna possui sentido metafórico, pois não se trata mais de compra ou venda de pessoas. No entanto, os meios de comunicação em geral utilizam a expressão para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações. Muitas dessas formas de trabalho são acobertadas pela expressão “trabalhos forçados”, embora quase sempre impliquem o uso de violência. Atualmente, há diversos acordos e tratados internacionais que abordam a questão do trabalho escravo, como as convenções internacionais de 1926 e a de 1956, que proíbem a servidão por dívida.
No Brasil, foi somente em 1966 que essas convenções entraram em vigor e foram incorporadas à legislação nacional. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) trata do tema nas convenções número 29, de 1930, e 105, de 1957. Há também a declaração de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho e seu Seguimento, de 1998. De acordo com o relatório da OIT de 2001, o trabalho forçado no mundo tem duas características em comum: a) o uso da coação e, b) a negação da liberdade. No Brasil, o trabalho escravo resulta da soma do trabalho degradante com a privação de liberdade. Além de o trabalhador ficar atrelado a uma dívida, tem seus documentos retidos e, nas áreas rurais, normalmente fica em local geograficamente isolado. Nota-se que o conceito de trabalho escravo é universal e todos compreendem ou sabem no mundo globalizado o que é a escravidão.
A Convenção nº 29 da OIT de 1930, define sob o caráter de lei internacional o trabalho forçado como: “todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob a ameaça de sanção e para o qual não se tenha oferecido espontaneamente” (“All work or service which is exacted from any person under the menace of any penalty and for which it has not offered himself voluntarily”). A mesma Convenção nº 29 proíbe o “trabalho forçado” em geral incluindo, mas não se limitando, à escravidão. A escravidão é uma forma de trabalho forçado. Constitui-se no absoluto controle de uma pessoa sobre a outra, ou de um grupo de pessoas sobre outro grupo social. Trabalho escravo se configura pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade. Este segundo fator nem sempre é visível, uma vez “que não mais se utilizam correntes para prender o homem à terra, mas sim ameaças físicas, terror psicológico ou mesmo as grandes distâncias que separam a propriedade da cidade mais próxima”.
A escravidão no Brasil foi extinta oficialmente em 13 de maio de 1888. A assinatura da Lei Áurea, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram “situações/localizações” (“standortgebundenheit”) que mantêm o trabalhador “sem possibilidade de se desligar de seus patrões”. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão-de-obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados “gatos”. Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime. Esses “gatos” recrutam pessoas em regiões distantes do local da prestação de serviços ou em pensões localizadas nas cidades próximas.
Na primeira abordagem, mostram-se agradáveis, portadores de boas oportunidades de trabalho. Oferecem serviço em fazendas, com garantia de salário, de alojamento e comida. Para seduzir o trabalhador, oferecem “adiantamentos” para a família e garantia de transporte gratuito até o local do trabalho. Todavia, em 1995 o governo brasileiro admitiu a existência de condições de trabalho análogas à escravidão. A erradicação do trabalho escravo passa pelo cumprimento das leis existentes, porém isso não tem sido suficiente para acabar com esse flagelo social. Mesmo com aplicações de multas, corte de crédito rural ao agropecuarista infrator ou de apreensões das mercadorias nas oficinas de costura, utilizar o trabalho escravo é, pasmem, um bom negócio para muitos fazendeiros e empresários porque barateia os custos da mão de obra. Quando flagrados, os infratores pagam os direitos trabalhistas que haviam sonegado aos trabalhadores e nada mais acontece.
A escravidão é uma forma de trabalho forçado. Implica o domínio absoluto de uma pessoa por outra ou, às vezes, de um grupo de pessoas por outro grupo social. A escravidão foi definida, no primeiro instrumento internacional sobre o assunto, em 1926, como estado ou condição de uma pessoa sobre a qual se exerce todo ou algum poder decorrente do direito de propriedade (artigo 1º ). Uma pessoa numa situação de escravidão será certamente obrigada a trabalhar, mas esse não é o único aspecto definidor da relação. Além dessa característica, a situação não tem duração fixa, mas é permanente, muitas vezes baseada na descendência” (cf. OIT, 2001).
De modo geral, o trabalho escravo só tem a prejudicar a imagem do Brasil no exterior, sendo que as restrições comerciais são severas caso o país continue a utilizar de mão de obra análoga à escravidão. Como é público e notório que o Brasil usa trabalho escravo, sua erradicação é urgente, sobretudo para os trabalhadores, mas também para um bom relacionamento comercial internacional. Criada em agosto de 2003, a Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem a função de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Lançado em março de 2003, o Plano contém 76 ações, cuja responsabilidade de execução é compartilhada por órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, entidades da sociedade civil e organismos internacionais.
As formas ´modernas`, que têm relação com a globalização e as recentes tendências migratórias, podem estar ostensivamente associadas à busca de vantagens financeiras ilícitas por uma gama de atores, alguns deles envolvidos com o crime organizado. As formas modernas são globais, encontrando-se em todas as regiões. Nos países industrializados, casos de trabalhadores migrantes em servidão por dívida têm se registrado na agricultura e em outros setores de mão-de-obra intensiva, inclusive construção, confecção, embalagem e processamento de alimentos. Um exemplo particularmente gritante é o tráfico de crianças por redes criminosas, para a mendicância forçada, comércio de droga ou exploração sexual. Nas economias em transição da Europa Oriental e da Europa Sul-Oriental, a exploração econômica forçada tem sido observada entre trabalhadores migrantes oriundos da Transcaucásia e da Ásia Central; isso ocorre também na agricultura e em minas da Ásia Central. As características de situações hodiernas de trabalho forçado incluem restrições à liberdade de ir e vir, retenção de documentos de identidade e ameaças de denúncia a autoridades de imigração de todo migrante que se queixa de condições de vida e de trabalho abaixo das normas mínimas” (cf. OIT, 2001).
           
                                  Foto: Sebastião Salgado: “Serra Pelada”, Pará, 1986.
            A Serra Pelada é uma serra brasileira localizada no estado do Pará. Tornou-se muito conhecida durante a década de 1980 por uma corrida do ouro moderna, tendo sido o local do maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro. Localiza-se no município de Curionópolis ao sul do estado do Pará, a aproximadamente 35 km da sede do município. A serra é um complexo mineral que abrange uma área de aproximadamente 5 mil hectares. Hoje existem diversas cooperativas atuantes na área defendendo os direitos minerários de seus cooperados concedidos pelo DNPM - Departamento nacional de Pesquisas Minerais, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia. Em 1982, devido à grande fama alcançada pelo garimpo de Serra Pelada, foi gravado no local o filme Os Trapalhões na Serra Pelada, que foi estrelado pela célebre trupe humorística Os Trapalhões. Atualmente, a antiga cava onde se situava o garimpo é um lago com 100 metros de profundidade. Estima-se que existam no local cerca de 350 toneladas de metais preciosos, entre ouro, platina e paládio. Devido à recente valorização do ouro no mercado internacional após a crise econômica de 2008-2012, muitos garimpos até então desativados, passaram a ser reabertos. Em 2011, a empresa de mineração canadense Colossus Minerals Inc. se associou à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP), formando a joint venture Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), que irá explorar de forma mecanizada o ouro de Serra Pelada a partir de 2013.                     
            Os trapalhões na Serra Pelada é um filme brasileiro de 1982, do gênero comédia infantil, dirigido por J.B. Tanko e estrelado pela trupe humorística Os Trapalhões. Os amigos Curió, Boroca, Mexelete e Bateia aventuram-se em busca de ouro no garimpo de Serra Pelada. A região é controlada pelo estrangeiro Von Bermann, cujas ordens são executadas pelo capanga Bira. Sedento por poder, o gringo contrabandeia o ouro e deseja apoderar-se das terras do brasileiro Ribamar, que se recusa a fazer negócio antes da chegada do filho Chicão e assim foi. Os Trapalhões na Serra Pelada teve locação em Serra Pelada e no Sítio do Capim Melado, no Rio de Janeiro.O filme foi comercializado para Moçambique e Angola em 1983. Teve bilheteria de 5 milhões de espectadores na época de seu lançamento, “sendo que até hoje permanece como o oitavo filme de maior bilheteria da história do cinema brasileiro”. 
Foto: Serra Pelada no exato local onde se faziam as prospecções, vista a partir da Vila dos Garimpeiros.
            A Serra dos Carajás é uma formação vulcano-sedimentar que faz parte do grupo Grão-Pará e está localizada na região central do Estado do Pará. Uma verdadeira “mina de ouro”, a região esconde em suas entranhas minério de ferro, ouro, cobre, zinco, manganês, prata, bauxita, níquel, cromo, estanho e tungstênio em quantidades ainda desconhecidas e que fizeram da “Província Mineral de Carajás” uma das regiões mais ricas em minérios do mundo. A primeira jazida de minério de ferro foi descoberta em 1967 quando o helicóptero com o geólogo Breno dos Santos, da US Steel, foi obrigado a um pouso de emergência em uma clareira na região. Mas aquela clareira não era proposital, eles haviam pousado em uma “canga” - uma região onde o minério de ferro está tão rente à superfície que a vegetação não consegue crescer de forma normal. O geólogo, durante o vôo, havia notado diversas clareiras como aquela pela região, o que não é nada comum. Pronto. Estava descoberta a maior reserva de minério de ferro do mundo.
As pesquisas foram iniciadas naquele mesmo ano, mas as obras do Projeto Carajás, encampadas pela Vale do Rio Doce, começaram em 1978. Três anos depois, foi feita a primeira detonação para a abertura de mina e, em 1985, entrou em operação o primeiro trem de minério da região. A primeira venda do minério daquela região ocorreu em 1986 quando foram embarcadas 13,5 milhões de toneladas de minério de ferro. O minério de ferro da Província Mineral de Carajás é importante não apenas pela quantidade em que se encontram, mas também pela qualidade: é o melhor minério de ferro do mundo, ou seja, o que possui maior teor de ferro já encontrado. Porém, ao mesmo tempo em que a descoberta da Província Mineral de Carajás trouxe enormes benefícios econômicos para a região, a extração mineral também causa uma série de impactos ambientais e culturais significativos.
            O Projeto Carajás é oficialmente conhecido como: “Programa Grande Carajás” (PGC). É um projeto de exploração mineral, iniciado em 1980, na mais rica área mineral do planeta, pela Vale (antiga CVRD). Estende-se por 900 mil km², numa área que corresponde a um décimo do território brasileiro, e que é cortada pelos rios Xingu, Tocantins e Araguaia, e engloba terras do sudeste do Pará, norte de Tocantins e sudoeste do Maranhão. Foi criada pela então empresa estatal brasileira Companhia Vale do Rio Doce, durante o governo Figueiredo, quando Eliezer Batista era presidente da Vale.  Um geólogo a serviço da empresa norte-americana United States Steel, empresa que vinha pesquisando o subsolo amazônico desde o início dos anos 1949 à procura de minério de manganês, foi quem descobriu a reserva de minério de ferro de Carajás em 1962. A United States Steel passou a deter 70,1% da mina, o restante ficando com a Companhia Vale do Rio Doce. Surgiram sérias divergências entre as duas companhias, que se tornaram insuperáveis até que os americanos desistiram do projeto. Eliezer Batista considerava de fundamental importância para os interesses estratégicos de o Brasil manter em mãos brasileiras a maior reserva polimetálica do mundo.
            Em 1970, quando muitos minérios já tinham sido localizados, constituiu-se Amazônia Mineração S.A., que associava empresas estrangeiras, inclusive a United States Steel, com a Companhia Vale do Rio Doce. No final dos anos 70 a Vale pagou uma vultosa indenização à sua parceira, para poder assumir sozinha o controle do empreendimento. Então foi lançado o Programa Grande Carajás (PGC). O Programa Grande Carajás (PGC), oficialmente lançado em 1982, tinha como objetivo realizar a exploração integrada dos recursos dessa província mineralógica, considerada a mais rica do mundo, contendo minério de ferro de alto teor, ouro, estanho, bauxita (alumínio), manganês, níquel e cobre e minérios raros. A vida útil das reservas de ferro, estimada na década de 1980, era de cerca de 500 anos. Carajás não se limitou apenas a explorar a mineração; existiam outros projetos agropecuários de extração florestal, que tinham por objetivo o desenvolvimento da região. O PGC foi regulamentado pelo Decreto-lei nº 1.813, de 24 de novembro de 1980 e Decreto do Poder Executivo n° 85.387 de 24 de novembro de 1980, que criou o conselho interministerial do PGC para supervisionar o programa.
            Para a consolidação desse ambicioso projeto, foi implantada uma importante infraestrutura, que incluiu a Usina hidrelétrica de Tucuruí, a Estrada de Ferro Carajás e o Porto de Ponta da Madeira, localizado no Porto do Itaqui, em São Luís. De Carajás até o Porto do Itaqui, em São Luís foi construída uma ferrovia para facilitar o escoamento dessas riquezas minerais, que são em sua grande maioria exportadas. Essa área exporta atualmente mais de 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, principalmente para a Ásia, além de quantidades bem menores de manganês e cobre. Junto com as ferrovias, as condições hídricas dos rios amazônicos que com grande volume de águas, são fundamentais para o escoamento dos minerais extraídos. E também, para assegurar a operação da usina de Tucuruí, necessária para o funcionamento das indústrias de transformação de minerais.
            A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é uma central hidroelétrica no Rio Tocantins, no município de Tucuruí a cerca de 300 km ao sul de Belém, no estado do Pará, com uma capacidade geradora instalada de 8.370 MW. Em potência instalada, Tucuruí é a maior usina hidroelétrica 100% Brasileira. A usina de Itaipu tem potência instalada maior, 14.000 MW, mas é dividida entre o Brasil e o Paraguai. Seu vertedouro, com capacidade para 110.000 m³/s, é o segundo maior do mundo. A construção foi iniciada em 24 de novembro de 1974. A usina foi inaugurada em 22 de novembro de 1984 pelo presidente João Figueiredo com capacidade de 4000 MW, ampliados em meados de 2010 para 8.370 MW. A UHE Tucuruí é a principal usina integrante do Subsistema Norte do Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo responsável pelo abastecimento de grande parte das redes: da Celpa (no Pará), da Cemar (no Maranhão) e da Celtins (no Tocantins). Em períodos de cheia no rio Tocantins, a Usina de Tucuruí também complementa a demanda do restante do país através do SIN. Uma eclusa e um canal de 5,5 km possibilita a navegação fluvial entre Belém e Santa Isabel.
            O projeto Grande Carajás engloba uma das maiores áreas de exploração de minérios do mundo e está ligado às atividades da Vale, que é a maior mineradora de ferro do mundo, privatizada em 1998. Além da maior reserva de minério de alto teor de ferro do mundo, são explorados manganês, cobre, níquel, ouro, bauxita e cassiterita. Os preços do minério de ferro, principal riqueza de Carajás no mercado internacional, se elevaram a partir de 2004, a partir da demanda de países emergentes, como a China, o que levou o preço das ações da Companhia Vale do Rio Doce a dispararem na Bovespa. O minério de ferro também é largamente utilizado no setor metalúrgico, considerados um dos mais importantes do mundo. O Japão, por exemplo, é grande parceiro do Brasil, garantindo em Carajás o suprimento de matéria-prima ao parque industrial japonês.
            Estatisticamente falando o minério de ferro é abundante no mundo, porém as jazidas concentram-se em poucos países, sendo que apenas cinco detêm 77% das ocorrências totais. O Brasil abriga 8,3% das reservas, a quinta maior do mundo, equivalente a 17 bilhões de toneladas. As reservas do Brasil e da Austrália apresentam o maior teor de ferro contido, da ordem de 60%. O ferro geralmente aparece associado com outros elementos químicos, por isso o seu aproveitamento econômico está relacionado com sua porcentagem junto com outros elementos presentes no minério. Por exemplo, a hematita e a magnetita são intensamente aproveitadas, já que possuem teor de ferro superior a 60%. Já a pirita possui ferro, mas seu principal aproveitamento está na produção de enxofre. O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo, sendo que a China produz cerca de 21% e o Brasil, 19%. As maiores jazidas brasileiras estão em Minas Gerais, com 61,2% das reservas nacionais, Mato Grosso do Sul, com 28,1% e o Pará, com 10,4%.
            Favorecida pelo aumento do preço do minério de ferro em 71,5% só em 2005 e de 19% em 2006 (o acumulado de 2004 a setembro de 2007 chega a 164%) a Companhia Vale do Rio Doce sucessivamente apresenta os melhores resultados econômicos da sua história, batendo recordes de embarques de minério de ferro e pelotas, receita bruta, exportações, desempenho operacional, geração de caixa e lucro líquido. A Vale é a maior produtora desta commodity no mundo. Esse aumento está relacionado com o intenso crescimento mundial, principalmente da China. O maior exportador de ferro para a China é a Austrália, com 37,95% do total, seguida da Índia, Brasil e África do Sul. Em 2005, o Brasil foi o principal destino individual de vendas da Vale, com 23% do total, enquanto a Europa ficou com 30,2% e a Ásia com 25,1%, puxada pela demanda da China, que sozinha comprou 11,3% da produção da mineradora brasileira. A China está aumentando a sua produção para tentar frear o aumento dos preços internacionais do minério de ferro, por isto existe uma tendência de redução dos preços para os próximos anos.
            Enfim, last but not least, vale lembrar como fora noticiada na chamada grande imprensa, em claro sinal de abalo emocional, o caso dos 33 mineiros isolados há mais de três semanas no interior da mina de San José, em Copiapó, no Chile, gravam um novo vídeo agradecendo às famílias pelo apoio afirmando que: “vamos lutar até o fim” (“vamos a luchar hasta el final”). Lembra-nos peremptoriamente o filme O Germinal (1993), que é considerado “um soco no estômago”, expressão que é utilizada quando alguma obra de arte nos causa “choque e horror”, mas aqui fora do sentido de um Ingmar Bergman, como vemos no artigo “Bergman e o espelho da angústia contemporânea” (cf. Braga, 2007) ou um Alfred Hitchcock, descrito no artigo “Fábulas de Solidariedade: Neruda, Kurosawa e Hitchcok” (cf. Braga, 2008). Produzido em 1993, o filme é baseado no romance francês Germinal de Émile Édouard Charles Antoine Zola, de 1881. Num cenário de extrema miséria econômica e degradação humana, ou a chamada “dégradation de travail” (cf. Braverman, 1976) a obra relata a realidade concreta dos operários franceses nas minas de carvão, no final do século XIX. Com 550 metros de profundidade a mina Voreux era formada por diferentes andares. Lá, a exploração do trabalho era contínua, tal como vemos nos dias de hoje no caso chileno.
A chegada de Etienne, interpretado magistralmente por Gérard Depardieu (cf. Braga, 2011), que em sua démarche consegue interpretar ainda com a mesma leveza e ousadia, desde um Danton - O Processo da Revolução; 1. 900; Memórias do Mal;  1492 - A Conquista do Paraíso; Todas as Manhãs do Mundo, e neste caso, para o que nos interessa um “novo operário”, que promove importantes mudanças no cenário nas minas de carvão. O mineiro recém-chegado se espanta com a precariedade, ou, precarização, para utilizarmos expressão em voga sobre as condições de trabalho e incentiva os operários a prepararem uma greve. Juntos eles percorrem as minas da região, chamando outros trabalhadores a juntarem-se ao movimento. A greve se alastra por toda a região. Porém, a Companhia ameaça fazer demissões e a fome dos trabalhadores aperta. Alguns querem voltar ao trabalho, outros decidem continuar a greve nem que para isso tenham que dar a vida.
Tudo em vão, Etienne é expulso da vila, “por ser o culpado de inculcar nos trabalhadores ideias de revoluções e esperanças”. Os mineiros retornam quietos ao trabalho. O filme Germinal nos demonstra as relações de exploração entre capitalistas e operários e a maturação do movimento sindical. Na França, na época da Revolução Industrial, em respostas às inúmeras formas de explorações, os operários buscaram se reunir politicamente para manifestar sua revolta e buscar seus interesses. Para tanto, era necessário juntar forças tanto no sentido social como de organização política, o que não está longe da utopia do cantor e compositor anarquista baiano, Raul Seixas; é utopia, pois a palavra etimologicamente foi cunhada a partir dos radicais gregos οὐ, e τόπος, portanto, o “não-lugar”  (non-lieux) ou “lugar que não existe”, como compreendemos com a música de autoria de Raul Seixas e Claudio Roberto, O Dia em que a Terra Parou, mas que não trataremos agora.
            No caso francês, do ponto de vista da análise comparada, o movimento operário se desenvolveu a partir da organização do sindicato e do partido político, tendo como objetivo defender não apenas os interesses dos associados, mas abrigar interesses de todo o operariado. Em 1868, durante o governo de Napoleão III, os operários franceses obtiveram o reconhecimento parcial de seus direitos de se organizarem legalmente, porém este aspecto de fato só veio a ocorrer em 1884 em associações e sindicatos. Em 1898, quando os socialistas e representantes progressistas da democracia burguesa, entre eles Emile Zola, Jean Jaurés, Anatole France, lançaram uma campanha a favor da revisão do caso Dreyfus (Alfred Dreyfus, 1859-1935), oficial judeu do Estado-Maior. General francês condenado à prisão perpétua em 1894. Este adquiriu um caráter político evidente, quando da campanha conduzida em sua defesa pela classe operária e pela intelectualidade progressista, que dividiu o país em dois campos: o dos republicanos e democratas, por um lado, e o bloco dos monárquicos, clericais, antissemitas e nacionalistas, por outro lado. Sob a pressão da opinião pública, em 1899, Dreyfus foi indultado e libertado; em 1906, por sentença do supremo tribunal, foi declarado inocente e reintegrado no exército. Neste sentido o livro Se Me Deixam Falar faz jus ao nome ao retratar a vida de Domitila, mulher, pobre, descendente de indígenas e esposa de um minerador, durante a ditadura militar no interior da Bolívia.
Bibliografia geral consultada:
BRAGA, Ubiracy de Souza, “Bergman e o espelho da angústia contemporânea”. Disponível em: http://dapraianet.blogspot.com/2007; Idem, “Fabulas de Solidariedade: Neruda, Kurosawa e Hitchcock”. Disponível em: http://dapraianet.blogspot.com/2008; Idem, “Vamos lutar até o fim, bradam os mineiros chilenos”. Disponível no site: http://secundo.wordpress.com/2010/09/03/; Idem, “Gerard Depardieu: bruto, como um diamante”. Disponível no site: http://secundo.wordpress.com/2011/07/10/; BERRI, Claude, Germinal (idem, BEL, ITA, FRA, 170 min); OIT: Stopping forced labour. Relatório Global do Seguimento da Declaração da OIT sobre os “Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho”. Relatório I (B), Conferência Internacional do Trabalho. 89ª Reunião, Genebra, 2001; Artigo: “Protesto de trabalhadores interdita entrada da mina de Carajás, PA”. http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/08/; BRAVERMAN, Harry, Travail et capitalisme monopoliste. La dégradation du travail au XXe siècle. Paris: François Maspero, 1976; GENOVESE, Eugene, A Economia Política da Escravidão. Rio de Janeiro: Editora: Palas, 1976; TEMPERLEY, Howard, “Capitalism, Slavery and Ideology”. In: Past & Present, v. 75, nº, 108, 1977; WILIAMS, Eric, Capitalismo e Escravidão. Rio de Janeiro: Palas, 1978; PIRES, José Otávio Magno, O Programa Grande Carajás e o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Oriental. Universidade da Amazônia (UNAMA); PAES, João Maria de Lima. Carajás: Superporto da Tijoca. Belém: Clube de Engenharia do Pará, 1976; VIEZZER, Moema, Se Me Deixam Falar. São Paulo: Símbolo, 1978; Carajás: Brasil Hipoteca seu Futuro. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas; Rio de Janeiro: Achiamés, 1983; LOPES, Rodrigo P., “Carajás: a influência histórica da indústria de mineração”. In: A Economia brasileira e suas perspectivas. - Rio de Janeiro: APEC, 1983. V. 22; LOPES, Rodrigo P., “Carajás e as reservas minerais brasileiras”. In: A Economia brasileira e suas perspectivas. - Rio de Janeiro: APEC, 1984. V. 23, 1984; VIERA, Cláudio Afonso, Análise dos impactos do Programa Grande Carajás. São Paulo: FIPE, 1985; ALMEIDA JUNIOR, José Maria Gonçalves de, Carajás: desafio político, ecologia e desenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1986; RODRIGUES, Lélio, “Alternativas socioeconômicas: abertura externa, integração nacional e subsistência comunitária”. In: Carajás: desafio político, ecologia e desenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1986; Projeto Carajás, Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1998, vol. 20, pp. 4797-4798; ALENCASTRO, Luís Felipe de, “O Branco Selvagem. Io”; Revista Veja. nº 19, nº / 5 / 1 9 8 8, p . 38;  ROCHA, Antônio Penalves, “A escravidão na economia política”. Ver. Hist. nº 120. São Paulo jul. 1989; MARTINS, José de Souza, “O tempo da fronteira. Retorno à controvérsia sobre o tempo histórico da frente de expansão e da frente pioneira”. In: Tempo Social. Rev. Sociol. USP: São Paulo, 8 (1), maio de 1990; Idem, A Chegada do Estranho. São Paulo: Editora Hucitec, 1993; Idem, “A Reprodução do Capital na Frente Pioneira e o Renascimento da Escravidão”. In: Fronteira. A degradação do Outro nos confins do humano. São Paulo: Editora HUCITEC. Co-edição da F. F. L. C. H/USP, 1997; Idem,  A Sociabilidade do Homem Simples. São Paulo: Editora Contexto, 2008a; Idem, “Marx na nova encíclica do Papa”. In: Jornal O Estado de São Paulo, 22 de janeiro de 2008b; FANON, Frantz, Peaux noires, masques blancs. Paris: Editions du Seuil, 1954; Idem, Les Damnés de la terre. Paris: Editions Maspero, 1961; Idem, The Wretched of the Earth. New York: Grove Weidenfeld, 1963; Idem, Black Skin, White Masks. New York: Grove Press, 1967; Idem, Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: Livraria Fator, 1983, entre outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)