domingo, 16 de junho de 2013

Chamada de artigos para a revista Estudos Legislativos 2013

DIVULGANDO!


Inicia a chamada de artigos para a revista Estudos Legislativos 2013
 
A chamada de artigos científicos para a revista Estudos Legislativos – volume 7 – iniciou nessa quarta-feira (12). Os interessados em publicar seus textos na edição de 2013 devem enviá-los para a página eletrônica da publicação (http://submissoes.al.rs.gov.br/index.php/estudos_legislativos), disponível no portal www.al.rs.gov.br/escola até o dia 12 de agosto de 2013. Nesta edição, além de artigos submetidos ao Conselho Editorial, o edital 004/2013 publicado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) prevê uma seção temática com artigos sobre Educação para a Democracia.

A Estudos Legislativos é coordenada pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan e foi criada em 2005 pela Resolução nº 2.942 de 8 de julho. A publicação é destinada a divulgar produções de relevância na área legislativa, tendo como eixo central a investigação, a teoria e a reflexão.
 
 Submissão*
Serão aceitos textos em português e espanhol. O Conselho Editorial (Portaria Nº 003 de 11 de junho de 2013), formado por especialistas na área de pesquisa, avaliará os trabalhos, que poderão ser “aceitos sem restrições”, “devolvidos para correções” ou “rejeitados”. Os critérios de seleção observarão a concordância com a política editorial da revista, a originalidade e o ineditismo do tema abordado, a atualidade, a correção e a coerência da linguagem, além da clareza e da consistência dos conceitos e da abordagem.

Também serão levados em conta a importância do tema para a ciência, a metodologia empregada, a coerência das reflexões/conclusões com a sequência do texto, a correção e a atualidade das citações e autores referenciados, e a adequação às normas da ABNT.
 
 Trabalhos
Os trabalhos devem ser originais e inéditos no Brasil. Consideram-se inéditos também submetidos a processos de comunicação informal, como em congressos, seminários e outros eventos. Nesse caso, deve constar referência em nota de rodapé. Os (as) autores(as) são os(as) únicos(as) responsáveis pela afirmação de ineditismo dos artigos e pela veracidade das informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão ao uso de figuras, fotografias ou tabelas utilizadas de outras fontes. Serão aceitos textos em português e em espanhol.

Os trabalhos poderão ser “aceitos sem restrições”, “devolvidos para correções” ou “rejeitados”. Quando as correções tratarem apenas de aspectos formais ou outras que não modifiquem as ideias do(as) autor(as), poderão ser efetuadas pela Comissão Editorial.

Critérios de seleção - Concordância com a política editorial da revista; originalidade e ineditismo do tema abordado; atualidade; correção e coerência da linguagem; clareza e consistência dos conceitos e da abordagem; importância do tema; metodologia empregada; coerência das reflexões/conclusões com a sequência do texto; correção e atualidade das citações e autores(as) referenciados(as); adequação às seguintes normas da ABNT: NBR6022/2003 (Artigo em publicação periódica científica impressa); NBR6023/2002 (Referências); NBR6024/2012 (Numeração progressiva das seções de um documento); NBR6028/2003 (Resumo); NBR10520/2002 (Citações em documentos).
 
A apresentação do texto deverá seguir os seguintes padrões: formato A4; margens superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman, tamanho 12; todas as páginas numeradas; texto dos trabalhos com no mínimo 10 e no máximo 20 laudas.

Todos os artigos devem ser precedidos por resumo no idioma original e em inglês (abstract), com um mínimo de seis e máximo de 10 linhas (espaço 1). O texto do resumo deve ser informativo, destacando objetivos, metodologia e conclusões mais relevantes. Devem ser destacadas três palavras-chave (keywords) representativas do conteúdo do documento para facilitar posterior pesquisa ao trabalho.

As figuras, fotografias, gráficos, tabelas e outras ilustrações devem conter uma legenda, com título breve e explicativo, e fonte indicando sua autoria. Anexos e apêndices devem ser evitados e incluídos apenas quando imprescindíveis à compreensão do texto. Caberá à Comissão Editorial julgar a necessidade da sua publicação. Abreviaturas e siglas devem ser utilizadas de forma padronizada, acompanhadas do significado por extenso quando da primeira citação no texto e nunca usadas no título e no resumo.
 
 No artigo não devem constar informações que identifiquem o autor. Originais de trabalhos recebidos não serão devolvidos. O(a)(s) autor(as)(es) receberão um exemplar do volume da revista em que seu trabalho for publicado.

*Mais informações no Portal da Assembleia Legislativa do RS (http://www.al.rs.gov.br/escola), na página eletrônica da revista:
 
 
 Claudia Maria Paulitsch
Coordenadora da Divisão de Publicações
Escola do Legislativo Romildo Bolzan
(51) 3210 2989

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)