quinta-feira, 6 de junho de 2013

UECE comemora 25 anos de criação do Curso de Ciências Sociais


Qui, 06 de Junho de 2013 09:18

O ponto alto do evento será o lançamento do Livro sobre as histórias e memórias do curso

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) festeja neste ano de 2013, os 25 anos de instalação do curso de Ciências Sociais. O Centro de Humanidades por intermédio dos professores do Colegiado de Ciências Sociais preparou uma vasta programação que vai de 10 a 13 de junho, constando de minicurso, mesas redondas e o lançamento do Livro Ciências Sociais da UECE: histórias e memórias, organizado pelos professores João Bosco Feitosa dos Santos e João Tadeu de Andrade.

Segundo a coordenadora geral do encontro, professora Adelita Carleal, as discussões giram em torno do tema “Política Cultura e Sociedade: diálogos sobre a realidade social. Toda a programação acontece no Auditório do Centro de Humanidades, localizado na Avenida Luciano Carneiro, 345 – Campus de Fátima. 

O curso forma profissionais aptos a atuarem na sociedade, especialmente nas áreas de Planejamento e Pesquisa, também prepara profissionais com formação básica que os capacita ao conhecimento da realidade social, mediante o uso dos métodos científicos compatíveis com a evolução tecnológica atual.

Histórico

A criação se deu conforme Resolução nº. 69/1989 - do Conselho Universitário (CONSU), em sessão realizada no dia 13 de julho de 1989. O Projeto Pedagógico do curso foi elaborado conforme as recomendações das Diretrizes Curriculares do Conselho Nacional de Educação. O curso foi criado na gestão do Reitor Perípedes Franklin Maia Chaves.

O grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto de criação do curso foi constituído pelos professores Domenico Battocchio, Elizabeth Fiuza Aragão, José Filomeno de Moraes Filho, Regina Maria de Melo Cerqueira Sousa (chefe do departamento na época) e Tereza Maria Frota Haguette (presidente e redatora do texto).

O primeiro Vestibular do Curso de Ciências Sociais aconteceu em 1989. Atualmente o curso tem 398 alunos matriculados, e já formou 514 profissionais.

O Curso de Ciências Sociais pertence ao Centro de Humanidades, que tem como Diretora a professora Letícia Adriana Pires dos Santos, como coordenadora a professora Maria Raquel de Carvalho Azevedo, e vice-coordenadora a professora Rosangela Maria Costa Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)